Consuma seus DireitosConsuma seus Direitos
Consuma seus Direitos
Torne-se um consumidor mais consciente
  • Home
  • Sobre
  • Áreas de Atuação
  • Palestras
  • Blog
  • Contato
 
  • Home
  • Sobre
  • Áreas de Atuação
  • Palestras
  • Blog
    • Áreas
      • Alimentação
      • Comércio
      • Cobranças Abusivas
      • Educação
      • Educando o Consumidor
      • Férias
      • Imóveis
      • Internet
      • Lazer e Diversão
      • Planos de Saúde
      • Previdência Privada
      • Seguros
      • Serviços Bancários
      • Serviços Públicos
      • Profissionais Liberais
      • Telefonia
      • Tv por assinatura e Serviços de Internet
      • Viagens Aéreas
      • Viagens de Ônibus
    • Dicas
    • Vídeos
    • Entrevistas
    • Espaço do Consumidor
  • Contato

BLOG CONSUMA SEUS DIREITOS

  • Áreas
    • Alimentação
    • Cobranças Abusivas
    • Comércio
    • Educação
    • Educando o Consumidor
    • Férias
    • Imóveis
    • Internet
    • Lazer e Diversão
    • Planos de Saúde
    • Previdência Privada
    • Profissionais Liberais
    • Publicidade
    • Seguros
    • Serviços Bancários
    • Serviços Públicos
    • Telefonia
    • Tv por assinatura e Serviços de Internet
    • Viagens Aéreas
    • Viagens de Ônibus
  • Dicas
  • Fotos
  • Vídeos
    • Entrevistas
    • Palestras
  • Profissionais e Estudantes
  • Espaço do Consumidor
  • Depoimentos
  • TORNE-SE UM
    CONSUMIDOR MAIS CONSCIENTE

SEJA BEM-VINDO

“Cada consumidor pode se tornar fiscal de seus próprios direitos, desde que tenha acesso às informações adequadas.”

Bruno de Almeida Lewer Amorim – Advogado especialista em Direito do Consumidor

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o site.

É um prazer receber a sua visita. O nosso objetivo é levar até você, consumidor ou fornecedor, informações claras e objetivas, de forma simples e didática, sobre o Direito do Consumidor.  Aqui você irá encontrar um material bastante rico, como artigos, vídeos, dicas e notícias sobre as relações de consumo, bem como um calendário com as datas e locais dos próximos eventos do Consuma seus Direitos.
O site é também um espaço de diálogo, onde a sua contribuição tem muito valor. Queremos que você nos conte sobre as suas experiências. Estamos à disposição para ajudá-lo a conhecer melhor os seus direitos e resolver de maneira simples as suas dúvidas nas relações de consumo. Os nossos canais estão abertos. Utilize o nosso blog, Facebook ou e-mail para deixar a sua mensagem.
  1. Home
  2. Blog
  3. Viagens de Ônibus
abr112017

direito-a-gratuidade-passagem-onibus

Quem tem direito à gratuidade na compra de passagens de ônibus?

Alguns passageiros possuem direito à gratuidade da passagem de ônibus.   Idosos, a partir dos 60 anos e com renda de até dois salários mínimos, possuem dois assentos gratuitos reservados nos coletivos. Caso os lugares estejam preenchidos, podem adquirir bilhetes para os demais assentos com desconto mínimo de 50%. Pessoas com necessidades especiais (física, mental,…

Veja Mais
11/04/2017
mar22017

Viagens de Ônibus

Onde reclamar em caso de problemas com viagens de ônibus?

O passageiro deverá indicar o número do bilhete de passagem quando fizer uma reclamação (art. 12, da Resolução ANTT n° 4.282/2014). O passageiro que observar qualquer irregularidade ou tiver qualquer problema pode fazer uma denúncia ou comunicar o ocorrido à Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, por meio dos seguintes canais de…

Veja Mais
02/03/20173 Comentários
mar22017

Veículos fretados - Direitos do Consumidor

Quais os direitos do consumidor em caso de viagem em veículo fretado?

É essencial que o usuário fique atento na hora de adquirir viagens turísticas em veículos fretados. Antes de contratar uma transportadora, é importante verificar se o veículo ou a empresa estão cadastrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Para isso, basta acessar o site da Agência Reguladora e realizar a consulta utilizando a placa do…

Veja Mais
02/03/20175 Comentários
mar22017

bagagem em viagem de ônibus

Quais os direitos do passageiro em caso de extravio, danos ou furto de bagagem em viagens de ônibus?

O passageiro de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional tem o direito de receber indenização por dano ou extravio de bagagem. O usuário deve fazer a reclamação imediatamente após o término da viagem, por meio de formulário, diretamente ao motorista ou no guichê da transportadora. A empresa tem 30 dias para efetuar o pagamento. As empresas…

Veja Mais
02/03/20171 Comentário
jul232015

Direitos do passageiro quando perder o ônibus em parada para lanche

Perdeu o ônibus?

Empresa não é obrigada a indenizar passageiro deixado em parada de viagem. A Quarta Turma do STJ afastou a obrigação de uma empresa de transportes de indenizar um viajante que foi deixado em um dos pontos de parada para banheiro e lanche durante uma viagem. Segundo o ministro relator, ao lado do dever principal de…

Veja Mais
23/07/20152 Comentários

O QUE ACHA DE FICAR SEMPRE POR DENTRO DE SEUS DIREITOS?

Assine para receber as atualizações do nosso blog por e-mail.

Consuma seus Direitos - Todos os direitos reservados - Conheça a nossa Política de Privacidade

by Guia-se BH Sul