É um prazer receber a sua visita. O nosso objetivo é levar até você, consumidor ou fornecedor, informações claras e objetivas, de forma simples e didática, sobre o Direito do Consumidor. Aqui você irá encontrar um material bastante rico, como artigos, vídeos, dicas e notícias sobre as relações de consumo, bem como um calendário com as datas e locais dos próximos eventos do Consuma seus Direitos.
O site é também um espaço de diálogo, onde a sua contribuição tem muito valor. Queremos que você nos conte sobre as suas experiências. Estamos à disposição para ajudá-lo a conhecer melhor os seus direitos e resolver de maneira simples as suas dúvidas nas relações de consumo. Os nossos canais estão abertos. Utilize o nosso blog, Facebook ou e-mail para deixar a sua mensagem.
Este post é muito interessante pois o cliente tem que realmente saber o que pode ser cobrado nos bares e restaurante, pois eu mesmo não sabia que o couvert que é cobrado no final da conta. Com relação a consumação eu sabia que não era obrigado a pagar,mas o estabelecimento se o cliente reclamar o mesmo no tira da conta. Os 10% cobrados como gorjeta no final da conta é outro assunto a ressaltar pois o estabelecimento obriga o cliente a pagar o mesmo.
De quem é a obrigação de fiscalizar esses barzinhos ? Pois todas essas praticas abusivas, acontecem na maioria dos estabelecimentos que eu frequento. Percebo ainda, que os clientes que reclamam e tem consciência de seus direitos, são taxados como clientes chatos, muitas vezes tratados até de forma indiferente quando retornam ao local. Sinceramente, acho cansativo e desgastante, frequentar um local que persiste em permanecer no erro e desrespeitar o consumidor. Vou uma vez só, e não volto mais.
O engraçado é que as vezes mesmo você não aceitando o pãozinho eles colocam em cima da mesa ou antes mesmo de você chegar e te cobram como se fosse uma obrigação fora os 10% de gorjeta.
Parece até bobo esses detalhes mas é de suma importância conhecermos nossos direitos e colocarmos em prática, eu mesmo não sabia que era ilegal cobrarem a comanda. Ótimo post!
O que mais se vê nos estabelecimentos hoje em dia são práticas abusivas, como a cobrança direta dos 10%, sem a consulta ao cliente. É desanimador ver nossos Direitos sendo violados diariamente, e em muitos casos o próprio cliente não sabe que está sendo lesionado.
Em muitos bares que já presenciei eles não perguntou se pode cobrar taxa e simplesmente já colocam o total da conta junto com os pedido e isso é uma violação do direto do consumidor,e quando o cliente não sabe que ele tem o direito de escolha o fornecedor ganha lucro indevido.Fora que em alguns lugares você faz o pedido daquilo que vem errado e quando o consumidor faz um pedido que esta errado eles fazem uma burocracia.